Lotogipo - www.soplaar.com - Rede social de conhecimento e cultura
Seja bem-vindo Administrativo - Soplaar Quero me cadastrar   -    Esqueci senha
Email
 
 







   
Fórum >>Fórum Tópico
 
Capacitação em PEP-R
O PEP-R (Perfil Psicoeducacional Revisado) é um instrumento de avaliação voltado para crianças com autismo e com outros distúrbios de desenvolvimento que nos ajuda a descrever padrões irregulares de aprendizado e caminhos para avaliar comportamentos que comprometem o aprendizado. Quem faz o curso aprende a aplicação da avaliação em crianças de até 12 anos de idade e a mensuração dos dados para confecção de relatórios e programas educacionais.
  Tópico(s) Tot. Post Último Post
  Descrição do PEP
O PEP é um inventário de comportamentos e habilidades concebido para identificar padrões e aprendizagem irregulares i idiossincráticos.
0
  Áreas de Avaliação
0
  Introdução
O PEP-R é uma avaliação que oferece uma medida clinicamente válida das habilidades de crianças com incapacidades de desenvolvimento porque... a) A maioria dos itens não é dependente de habilidades de linguagem; b) A aplicação flexível permite o ajuste aos problemas de comportamento da criança; c) Os itens não tem tempo marcado; d) Os materiais de teste são concretos e interessantes mesmo para as crianças severamente comprometidas; e) O desempenho bem sucedido é possível para todos os avaliados devido à contemplação de uma ampla gama de níveis de desenvolvimento; f) Os itens de linguagem são separados das outras áreas funcionais.
0
  Vantagens do PEP-R e forma de avaliação
O Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R), é um instrumento de avaliação da idade de desenvolvimento de crianças com autismo ou com outros transtornos da comunicação. Serve como alicerce para a elaboração de um planejamento psicoeducacional de acordo com os pressupostos teóricos do modelo TEACCH. Foi concebido para identificar padrões de aprendizagem irregulares e idiossincráticos, destinando-se a crianças cuja faixa etária vai de um a doze anos. As áreas avaliadas são: coordenação motora ampla, coordenação motora fina, coordenação viso-motora, percepção, imitação, desempenho cognitivo e cognição verbal. Para cada área foi desenvolvida um escala específica com tarefas a serem realizadas (Schopler, Reichler, Bashford, Lansing & Marcus, 1990).
0
  FIGURA original e FIGURA substituída
Uma versão traduzida para o português do PEP-R já vinha sendo utilizada para fins clínicos, desde 1992. Entretanto, alguns cuidados são fundamentais quando utilizamos em nosso meio, instrumentos desenvolvidos em outros países.
0
  APLICAÇÃO DO PERFIL PSICOEDUCACIONAL REVISADO
APLICAÇÃO DO PERFIL PSICOEDUCACIONAL REVISADO - PEP-R EM CRIANÇAS COM AUTISMO
0
Menu FÓRUM disponíveis

Educação