Lotogipo - www.soplaar.com - Rede social de conhecimento e cultura
Seja bem-vindo Administrativo - Soplaar Quero me cadastrar   -    Esqueci senha
Email
 
 







Conheça o Soplaar.com

Conheça o que é conoscere!
O nosso sistema de Pontuação!

O soplaar é um site de relacionamentos e estudos coletivos de ensino e aprendizagem, onde o objetivo é a disseminação do conhecimento através da Internet.
É um espaço livre para criar e fazer cursos.

Curiosidade sobre o nome soplaar?

O nome soplaar originou-se na junção das palavras:
Sócrates, Platão e Aristóteles.

Três importantes filósofos que com suas contribuições, influenciam a educação até os dias de hoje.
Um pouco sobre eles:


Sócrates

Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 aC, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana.
Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.

Platão

Este importante filósofo grego nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas idéias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das idéias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria).
Filho de uma família de aristocratas, começou seus trabalhos filosóficos após estabelecer contato com outro importante pensador grego: Sócrates. Platão torna-se seguidor e discípulo de Sócrates. Em 387 a.C, fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as idéias e pensamentos socráticos. Convidado pelo rei Dionísio, passa um bom tempo em Siracusa, ensinando filosofia na corte.

Aristóteles

Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Passou o ano de 343 a.C. como preceptor do imperador Alexandre, o Grande, da Macedônia. Fundou em Atenas, no ano de 335 a.C, a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências naturais. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza.
O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos. 

Fonte: Wikepedia


Mais sobre o Soplaar.

É um Projeto de estudos coletivos de ensino e aprendizagem onde o objetivo é a divulgação do conhecimento e cultura na Internet.
O soplaar é um ambiente de EAD direcionado a divulgação do conhecimento na Internet e foi planejado para facilitar a criação e utilização de conteúdos pedagógicos.

O Soplaar oferece aos usuários.

  • Uma rede social de aprendizado;
  • Plataforma para a criação de cursos EAD.
  • Cada Internauta tem sua sala de estudos com recursos de videoconferência, chat, envio e leitura de arquivos online (pdf, doc, ppt).
  • Área para downloads  de diversos de materiais pedagógicos;
  • Participação de projetos sociais interativos;
  • Biblioteca multimídia online;
  • Fórum;
  • Chat online (semelhante ao do facebook).

Na parte de relacionamentos do soplaar oferecemos alguns recursos que são amplamente utilizados por diversas redes sociais.

  • Chat (semelhante ao do facebook);
  • Sala de Estudos;
  • Recados;
  • Criação de textos (Espaço do Escritor);
  • Administrar currículo;
  • Buscar amigos e muito mais...

Para cada participação ativa dos Internautas ele recebe “conoscere” que é a nossa pontuação. Conoscere vem do italiano e significa Saber, ou seja, quanto mais a pessoa interage, mas saber ganha.

Acredito que o interesse em utilizar esse projeto é o de adquirir, produzir conhecimentos e interagir socialmente (virtual) com os participantes.
Com isso as pessoas poderão “Soplaar conhecimentos na Internet”.

Inovações

  • Proposta de utilização das Inteligências Múltiplas e os Estilos de Aprendizagem para uma melhor utilização dos conteúdos nas salas de aulas interativas;
  • Todo material inserido poderá ser compartilhado pedagogicamente para facilitar a criação de novos conteúdos;
  • Os alunos poderão agregar conteúdos aos materiais já inseridos, proporcionando um processo colaborativo de educação;
  • A integração de diversos recursos das redes sociais aumentando a Facilidade para a criação de materiais pedagógicos (cursos, aulas, etc..), sem necessidade de criar um servidor e outros programas;
  • Ambiente integrado de EAD e rede social;